A Intel anunciou hoje (01/08) a décima geração de processadores da família Core, de codinome “Ice Lake”. Os primeiros chips a chegar ao mercado pertencem às linhas U e Y, voltados para portáteis, e segundo a empresa “redefinem o que é possível em um notebook fino e leve”.

Os novos chips são os primeiros da Intel a ter um conjunto de instruções otimizado para Inteligência Artificial, o que segundo a empresa resulta em um desempenho até 2,5 vezes superior à geração anterior em tarefas de IA, e até 8 vezes superior ao da concorrência nas mesmas tarefas.

Melhor desempenho gráfico

Outro destaque são os gráficos, graças às novas GPUs Iris Plus presentes em alguns modelos. Com elas, gamers poderão jogar seus games favoritos a 1080p com até o dobro de desempenho (em frames por segundo, FPS) dos modelos anteriores. Profissionais também irão se beneficiar dos novos chips: a Intel afirma que eles são capazes de fazer encoding de vídeo com o codec HEVC até 2 vezes mais rápido que a geração anterior, e com melhor qualidade de imagem, características atraentes para os criadores de conteúdo.

publicidade

Reprodução

Chips com a GPU Iris Plus serão identificados com este selo

Thunderbolt para todos

A Intel também destaca a presença de uma controladora Wi-Fi 6 Gig+ integrada aos chips, capaz de transferir dados a até 9 Gigabits/segundo. Os Ice Lake também são os primeiros chips da empresa com uma controladora Thunderbolt 3 integrada, suportando até 4 portas; o que deve contribuir para a popularização da tecnologia em todas as faixas de preço.

Versátil, a tecnologia Thunderbolt permite a transferência de arquivos em alta velocidade (até 40 Gigabits por segundo). Pode, por exemplo, transferir vídeo em 4K a 60Hz para monitores externos e ainda alimentar computadores e periféricos, dispensando entradas extras para um carregador ou cabo de força. As portas usam os mesmo conectores que as conexões USB-C, e também aceitam periféricos compatíveis com esse padrão.

Reprodução

Conector Thunderbolt

Ao todo foram anunciados 11 processadores Intel Core de 10ª Geração (Ice Lake), do modesto Intel Core i3-1000G1 com 2 núcleos a 1.1 GHz, que dissipa apenas 9 Watts, ao Intel Core i7-1068G7, com 4 núcleos a 2.3 GHz (com turbo a até 3.6 GHz) e gráficos Iris Plus com 64 EUs (Execution Units – Unidades de Execução), dissipando 28 Watts.

Segundo a Intel, mais de 35 fabricantes de PCs e 2-em-1 já estão trabalhando em máquinas com os processadores Intel Core de 10ª Geração, que devem chegar ao mercado “em breve”.