No celular é bem comum que você mantenha alguns aplicativos para manter o contato com seus amigos, que pode ser o WhatsApp, Messenger ou até mesmo o sistema de mensagens SMS. Apesar de sua utilidade, pegar o celular para ler uma mensagem pode ser perigoso em algum momento do dia, como quando você está dirigindo.

Recentemente, foi visto que o Google Assistente poderá realizar a tarefa de ler as mensagens recebidas no celular, porém, o recurso ainda não chegou para muitos brasileiros, já que o comando não funciona bem por aqui. Felizmente, por outro lado, caso você utilize o Android, ainda existe uma solução para isto. A seguir, veja como fazer o Android ler as mensagens recebidas no WhatsApp em outros app em voz alta para você.

Importante

Diferente do recurso implementado pelo Google, que já faz parte do sistema, o tutorial exibido abaixo faz o uso de um programa de terceiros para a leitura de notificações vindas do WhatsApp e de outros aplicativos de mensagens.

Como fazer o Android ler as mensagens recebidas em voz alta

O uso do aplicativo é bem simples e requer poucas configurações para funcionar, sendo que você também poderá pausar a leitura das mensagens quando quiser. Veja como usá-lo:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Leitor de Mensagens;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, toque em “Permitir acesso” e em sua “chavinha” na lista;

    Reprodução

  3. Na mensagem que surge, clique em “Permitir” para poder, então, voltar a tela do programa;

    Reprodução

  4. Mais uma vez, caso desejado, conceda a permissão solicitada (necessária para ler as mensagens de voz) e, na tela principal do programa, toque no ícone representado por “três pontos”;

    Reprodução

  5. Entre na opção “Selecione o idioma” e confira se o programa está configurado para usar o “português”;

    Reprodução

  6. De volta a sua tela principal, selecione de quais aplicativos ele deve ler a mensagem e toque no seu botão de “liga/desliga”. Deixando o ícone verde, significa que o programa estará lendo as suas mensagens.

    Reprodução

Agora, basta aguardar que novas mensagens cheguem em seu celular para que elas sejam lidas em voz alta. Como você deve ter notado pela imagem acima, o programa ainda conta com algumas funções extras, que são úteis como evitar ler mensagens de grupo, ser ativado para fones Bluetooth, por exemplo.

Pronto! Agora, você já sabe como fazer o Android ler as suas mensagens do WhatsApp e de outros programas em voz alta sem precisar olhar a tela do celular ou sequer desbloqueá-lo.