Segundo a AP News, citando duas pessoas com conhecimento do assunto, a Boeing está trabalhando em um novo software para o 737 Max. Agora, o avião que sofreu diversos problemas em junho usará um segundo computador de controle de voo para tornar o sistema mais confiável.

Voos com o 737 Max foram interrompidos em todo o mundo após acidentes na Indonésia e na Etiópia, que mataram 346 pessoas. O uso do segundo computador resolveria um problema descoberto em simulações feitas pela Administração Federal de Aviação (FAA) após os acidentes. As simulações encontraram um problema que poderia fazer o nariz do avião abaixar inesperadamente. 

publicidade

Na nova configuração, ambos os computadores de voo do avião seriam monitorados por software, ao invés de apenas um, e os pilotos receberiam um aviso se os computadores discordassem sobre altitude, velocidade do ar e o ângulo das asas em relação ao fluxo de ar. Até o momento, a Boeing usava apenas um computador porque a empresa teria conseguido provar estatisticamente que seu sistema era confiável.

A mudança resolveria a questão e aumentaria a confiabilidade de todos os sistemas de bordo, incluindo o MCAS (Maneuvering Characteristics Augmentation System), sistema criado para melhorar a manobrabilidade dos jatos, cujos erros fatais levaram à interrupção dos vôos.

publicidade

As fontes anônimas ainda informaram que a Boeing terminou de atualizar o software do MCAS diminuindo seu poder de empurrar o nariz do avião para baixo. Ela também está ligando o comando de “abaixar o nariz” a dois sensores em cada avião, em vez de depender de apenas um no projeto original. A aeronave poderá retornar ao serviço em outubro se a correção funcionar.

Via: APNews