Os astrônomos encontram buraco negro com 40 bilhões de vezes a massa do Sol. Ele está localizado no centro da chamada Holmberg 15A, uma galáxia elíptica supergigante a cerca de 700 milhões de anos-luz de distância, que por sua vez fica no centro do aglomerado de galáxias Abell 85. O objeto é um dos maiores buracos negros já descobertos e o maior encontrado pelo rastreamento do movimento das estrelas ao seu redor.

“Este é o buraco negro mais massivo com uma detecção dinâmica direta no Universo local”, afirmaram pesquisadores do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre.

Cálculos prévios baseados na dinâmica da galáxia e do aglomerado resultaram em estimativas de massa de Holm 15A* de até 310 bilhões de vezes a massa do Sol. Os pesquisadores também coletaram novos dados fotométricos no observatório de Wendelstein, que confirmam a existência de um perfil de luz incomum e quase exponencial do núcleo da galáxia

“Este buraco negro não é apenas um dos mais massivos conhecidos, é também 4 a 9 vezes maior do que o esperado, dada a massa estelar protuberante da galáxia e a dispersão da velocidade estelar da galáxia”, disseram eles. No entanto, esse não bate o recorde do TON 618, que aparentemente tem um buraco negro com 66 bilhões de vezes a massa do Sol, com base em medições indiretas.

Os pesquisadores continuam estudando o imenso buraco negro e conduzir uma modelagem mais complexa e detalhada em torno dele. Isso pode ajudá-los a descobrir exatamente como esses buracos negros são formados e quantos deles ainda estão por aí para serem descobertos.

Via: ScienceAlert