Trazer um foguete de volta a Terra em um pouso controlado parecia algo impossível, até a SpaceX realizar a primeira aterrisagem de sucesso com o Falcon 9. Agora, a Rocket Lab quer seguir os mesmos passos, mas com seu próprio método.

A empresa planeja pegar seu foguete Electron com um helicóptero, depois que ele ultrapassar a atmosfera e tiver sua velocidade em direção ao solo controlada por um paraquedas embutido. O Electron é consideravelmente menor e mais leve que o robusto foguete Falcon 9, possibilitando a intervenção do helicóptero.

publicidade

Se a Rocket Lab atingir seu objetivo de criar um sistema reutilizável, será a segunda a empresa a conseguir realizar um retorno com sucesso. Além disso, a reutilização de foguetes permite que o laboratório diminua consideravelmente seus gastos operacionais e conduza mais lançamentos em menos tempo.

publicidade

Peter Beck, fundador da Rocket Lab, discutiu o ambicioso plano de helicópteros na “Small Satellite Conference” desta semana em Utah, revelando que as recentes missões da sua empresa têm reunido dados para ajudar sua equipe a alcançar o delicado ato de recuperar o foguete.

Segundo o vídeo conceito, o Electron seria desacelarado por um paraquedas embutido, juntamente com uma corda mantida na posição horizontal por um pequeno balão. O helicóptero faria a recuperação nesse momento e o levaria para um navio de carga. A data para a realização de testes ainda não foi revelada. Enquanto isso, a Rocket Lab tenta recuperar foguetes caídos em alto-mar.

publicidade

O mercado de pequenas missões de satélites está em crescimento, com concorrentes que incluem a SpaceX, a Virgin Orbit e a Firefly Aerospace. A Rocket Lab, portanto, tem grandes adversários na área, mas com o tempo quer implantar milhares de pequenos satélites para coletar dados que ajudarão os humanos a “monitorar melhor nosso planeta e gerenciar nosso impacto”.

Via: Digital Trends