Além dos tradicionais e populares smartphones, existe também muitos aparelhos diferentes e curiosos em funcionamento no Brasil. Apesar de virem da China, são comercializados livremente por aqui. Um deles, por exemplo, fica por conta dos mini telefones celulares, que acabam sendo tão pequenos quanto um chaveiro ou um isqueiro, por exemplo.

O Olhar Digital recebeu de brinde um destes aparelhos e nossa equipe achou o minúsculo aparelho tão curioso que decidimos compartilhar com vocês.

Importante!

O aparelho a seguir não é homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pode deixar de funcionar ou ser bloqueado sem qualquer aviso prévio a qualquer momento. O Olhar Digital também não incentiva a sua comercialização ou compra, já que ele não segue uma série de normas exigidas aqui no Brasil.

Design e acabamento

O fato de se tratar de um aparelho mini é justamente o grande diferencial de seu design. O telefone tem mais ou menos o mesmo tamanho de um isqueiro ou das caixinhas dos Airpods, o fone de ouvido sem fio da Apple.

publicidade

Reprodução

A aparência lembra bastante os celulares do início dos anos 2000, mas com o seu tamanho diminuído. A tela monocromática tem apenas de 0,66 polegadas.

Reprodução

O acabamento do aparelho é todo feito em plástico. Não há entradas para fone de ouvido, apenas uma porta micro USB utilizada para o seu carregamento.

Reprodução

Diferente da maioria dos aparelhos atuais, este telefone possui bateria removível, onde ficam localizadas as portas SIM do aparelho.

Reprodução

Os recursos e sistema do aparelho

Como você já deve ter notado pela descrição acima, o celular BM10 não utiliza o Android ou qualquer outro sistema operacional conhecido para funcionar. Ele roda um sistema próprio, bem simples, similar aquele em Java, que foi amplamente utilizados nos celulares dos anos 2000.

Mas apesar de seu pouco tamanho, o BM10 impressiona pela quantidade de recursos que oferece. Por exemplo, o aparelho não tem entrada para fone de ouvidos, mas traz um player de música, que podem ser armazenadas em um cartão microSD e até ser conectado a um smartphone para fazer a execução de seu som. O som que sai do alto falante é bem baixo; na verdade, é quase impossível de ser escutado sem colocar o aparelho diretamente no ouvido.

Reprodução

Outro recurso interessante do aparelho fica para função chamada “Magic sound”, que fica traduzida no português para “Voz mágica”. Com ela, durante as ligações, o aparelho consegue alterar em tempo real a sua voz para a de um homem, mulher ou de uma criança.

As demais funções encontradas no aparelho é o que já se espera de qualquer feature phone, ou seja, ele traz as clássicas funções de agenda, alarme, mensagens SMS, ligações etc. Apesar do sistema ser bem simples, o fato de ter as teclas tão pequenas e um direcional que só vai para cima ou para baixo, acaba dificultando bastante a navegação.

Interssante é que apesar de se tratar de um produto chinês, o sistema do aparelho está disponível em português e tem uma tradução bem feita.

Duração da bateria e qualidade das chamadas

Por se tratar de um aparelho bem pequeno, a sua bateria, é claro, também precisou ser sacrificada. Aqui, o BM10 tem uma bateria de apenas 350 mAh, que a princípio imaginamos que duraria bastante devido ao celular ter poucos recursos e uma tela monocromática, mas ela durou pouco mais de 3 horas apenas.

Se por um lado o BM10 decepciona em seus altos falantes, o mesmo não pode ser dito na questão da chamada. Todas as ligações feitas com o aparelho foram bem claras, tanto para quem estava com ele para quem estava do outro lado da linha. Inclusive, até o sinal da operadora no aparelho não oscilava, algo que surpreendeu bastante.

Preço e disponibilidade

Assim como foi dito no começo do texto, este aparelho não está a venda de forma oficial no Brasil e ele não é homologado pela Anatel.

Conclusão

É realmente impressionante um aparelho com um tamanho pequeno funcionar tão bem como o BM10, mas é claro, ele não pode substituir e nem deve ser usado como seu telefone principal.