Drive? Definitivamente não. O Artista? Você está de brincadeira. La La Land? Passa raspando. 

Em homenagem ao novo longa de Quentin Tarantino, Era Uma Vez em Hollywood, selecionamos 15 filmes que tematizam de alguma maneira a fábrica de ilusões que é Hollywood. 

Esqueci de algum? Certamente. Escreva com suas sugestões. 

15. La La Land (Damien Chazelle, 2016) 

publicidade

Simpático escapismo com uma Emma Stone brilhante e um Ryan Gosling surpreendentemente crível como pianista de jazz. 

14. Barton Fink: Delírios de Hollywood (Joel e Ethan Coen, 1991) 

Provavelmente o melhor e mais inteligentemente construído dos filmes dos irmãos Coen. 

13. O Miado do Gato (Peter Bogdanovich, 2001) 

Aparentemente não tem muito de Hollywood nesta trama, a não ser sua ambiência. Mas o jogo de aparências e as piscadelas para conhecedores fazem deste longa do ótimo Bogdanovich um deleite para cinéfilos mais antenados. 

12. O Aviador (Martin Scorsese, 2004) 

Da fase “mamãe, quero ganhar um Oscar” de Scorsese, este é um dos trabalhos mais fortes, com destaque para a Katharine Hepburn feita por Cate Blanchett com a destreza de sempre. Mas o Oscar só viria no longa seguinte. 

11. Café Society (Woody Allen, 2016) 

Um dos melhores Allens dos últimos vinte anos, com uma química incrível alcançada entre Jesse “Zuckerberg” Eisenberg e Kristen Stewart. 

10. Dublê de Corpo (Brian De Palma, 1984) 

Dez anos após a demolidora e disfarçada crítica a Hollywood de O Fantasma do Paraíso, De Palma faz ao mesmo tempo um questionamento profundo sobre a natureza da imagem e mais uma homenagem ao grande Alfred Hitchcock. 

09. Nasce uma Estrela (George Cukor, 1954) 

Filme duro e cruel que faz o recente remake parecer uma sessão da tarde em comparação. Cukor era dos grandes, e comprova neste filme, o primeiro remake do clássico de 1937. 

08. Ed Wood (Tim Burton, 1994) 

Sensível e divertida homenagem a Edward D. Wood Jr., reconhecidamente o pior diretor de todos os tempos, com um Johnny Depp inspirado como nunca mais estaria. 

07. Nasce uma Estrela (William A. Wellman, 1937) 

Este é o clássico, o primeiro e melhor. É também uma aula de cinema em todos os aspectos, do ritmo às atuações, passando pela direção precisa de Wellman, um dos maiores injustiçados de Hollywood. 

06. O Jogador (Robert Altman, 1991) 

O melhor filme de Altman em muitos anos é também uma ode às ilusões propiciadas por Hollywood. Uma fábula moral que carrega na crítica e no cinismo. 

05. Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2000) 

Lynch já havia feito grandes obras, mas aqui chega à sua obra-prima. É um dos filmes mais cruéis e certamente o mais onírico sobre a fábrica de sonhos chamada de Hollywood. 

04. S.O.B. (Blake Edwards, 1981) 

Um ano antes de Victor ou Victoria, o genial Blake Edwards (Um Convidado Muito Trapalhão) nos brinda com esta trama igualmente cruel e magnificamente construída sobre o lado B de Hollywood. Obrigatório, mas infelizmente ausente nas plataformas de streaming. 

03. Assim Estava Escrito (Vincente Minnelli, 1952) 

Kirk Douglas interpreta um produtor manipulador e egoísta. Mas nem tudo é reclamação a respeito dele. Há, de certo modo, uma certa magia em seu nome, uma paixão que faz as coisas acontecerem. Minnelli em seu melhor. 

02. Cantando na Chuva (Stanley Donen e Gene Kelly, 1952) 

Não é só o maior musical hollywoodiano de todos os tempos. É também uma comédia de primeira sobre a passagem do mudo ao sonoro em um estúdio de Hollywood. Impossível sair de mau humor deste filme. 

01. Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950) 

Voltamos à crueldade em forma fílmica com um roteiro inspirado de Billy Wilder e Charles Brackett (com a ajuda de D.M.Marshman Jr.), as soberbas interpretações de William Holden, Gloria Swanson e Erich Von Stroheim (os dois últimos precocemente aposentados por Hollywood) e uma direção perfeita do mestre Wilder. Um melodrama noir quase indefectível (assumindo que a perfeição, em arte, não existe). 

Sérgio Alpendre