Uma ação coletiva apresentada na segunda-feira (12) a um tribunal da Califórnia acusa a Apple de propaganda enganosa. O processo alega que a companhia dizia aos consumidores que os dados do iCloud eram “armazenados pela Apple” quando, na verdade, as informações estavam em estruturas de servidores da Amazon, do Google e da Microsoft.

A queixa coletiva trata do desacordo sobre as políticas de manipulação de dados do iCloud e a falta de transparência sobre o armazenamento das informações dos clientes. Os autores dizem que a Apple não menciona servidores de terceiros nos materiais de marketing nem nos termos e condições da nuvem.

publicidade

De acordo com o processo, a empresa violou a confiança do cliente e vinculou os contratos juridicamente usando seu status e seu nome para vender assinaturas do iCloud. Os clientes acreditavam que seus dados seriam armazenados em uma nuvem operada pela própria Apple. Em vez disso, a empresa distribuía o conteúdo no Amazon Web Services, no Google e na plataforma Azure, da Microsoft.

O iCloud exige que os usuários confiem informações importantes e pessoais à Apple e paguem para manter esses dados em segurança. Os demandantes Andrea M. Williams, da Flórida, e James Stewart, de São Francisco, na Califórnia, apontam que não foram informados de que o serviço armazenaria dados em servidores de terceiros.

publicidade

A empresa respondeu que “as partes criptografadas dos arquivos são armazenadas sem nenhuma informação de identificação do usuário ou das chaves. Para isso, são usadas plataformas da Apple e de terceiros, como o Amazon Web Services e o Google Cloud Platform, mas esses parceiros não têm as chaves para descriptografar os dados guardados em seus servidores”.

Via: AppleInsider