Sabe quando você está em um site e precisa escolher entre se cadastrar manualmente ou fazer login com sua conta do Facebook? A função é conveniente, mas traz alguns riscos que não ficam claros aos usuários. Agora, um grupo se organizou para processar a empresa de Zuckerberg por não informar com clareza quais são os perigos do uso dessa ferramenta de login, apesar de conhecê-los.

O processo, está relacionado com a pior quebra de segurança do Facebook em setembro de 2018, quando hackers roubaram tokens de acesso que permitiram acessar quase 29 milhões de contas. Graças à ferramenta de login unificado da empresa, usuários tiveram inúmeras outras contas vulneráveis.

“O Facebook sabia sobre a vulnerabilidade do token de acesso e não conseguiu corrigi-a por anos, apesar desse conhecimento”, disseram os requerentes em documento de um tribunal de São Francisco. “Ainda mais notoriamente, o Facebook tomou medidas para proteger seus próprios funcionários do risco de segurança, mas não a grande maioria de seus usuários”.

Os hackers conseguiram acesso a detalhes de perfil como data de nascimento, contato, histórico educacional, check-ins, pesquisas recentes e mais. Além disso, os invasores puderam ver postagens, lista de amigos e grupos de cerca de 400 mil usuários.

publicidade

Fonte: Reuters