Com o aumento dos ciberataques, sistemas como a autenticação de dois fatores se tornaram indispensáveis para quem valoriza a segurança. Pensando nisso, a Xiaomi vai integrar esse processo de login a todas as contas Mi.

A empresa vai ativar a autenticação de dois fatores para todos os aparelhos com MIUI 10. Uma captura de tela compartilhada por um leitor do XDA Developers mostra que o recurso vai notificar os usuários se outros dispositivos tentarem se conectar ao mesmo tempo.   

Reprodução

Quando o usuário tentar fazer login em um dispositivo ou local que não esteja registrado na conta, duas opções serão mostradas e uma delas deve ser selecionada. A primeira será uma notificação enviada para um dispositivo já autorizado e a outra vai solicitar um código de acesso que é exibido em todos os dispositivos previamente autorizados.

publicidade

Como alternativa, o usuário pode optar por diferentes tipos de autenticação, como o envio de mensagens SMS com códigos — mas esse método é menos seguro do que os alertas em tempo real. A vantagem, no entanto, é que ele pode ser usado por quem tem apenas um dispositivo da Xiaomi.

Além de manter a segurança dos aparelhos, o recurso também deve impedir acessos ilegítimos ao Mi Cloud — serviço de nuvem para armazenamento de dados de aparelhos Xiaomi. Além disso, como o Mi ID é um dos requisitos para desbloqueio do aparelho ao iniciá-lo, o usuário será notificado caso alguém tente acessá-lo de alguma forma.

Via: XDA Developers