Em um carro autônomo, a redundância é um aspecto muito importante — já que é preciso garantir o funcionamento em caso de falha. Com isso em mente, a Tesla tem trabalhado na atualização da fiação de seus carros. Eles devem receber uma nova arquitetura para suprir essa necessidade.

A companhia apresentou um pedido de patente do sistema no início do ano e ele foi aprovado pelo órgão responsável na semana passada. A solicitação descreve um sistema com um loop que garante a redundância quando necessário.

publicidade

Segundo a Tesla, o problema com a estrutura atual é que cada dispositivo do sistema é ligado diretamente a um ponto central (como um processador) e se comunica com ele individualmente. Nessa configuração, o cabo só transmite dados em uma direção. Como não há redundância, se o fio falhar, acaba a comunicação entre esse elemento e o ponto central.

Essa perda de comunicação afeta negativamente o funcionamento de todo o sistema. E se estiver relacionada à funcionalidade de direção autônoma ou de assistência ao motorista, pode levar a uma falência completa do veículo.

publicidade

A solução proposta pela companhia é transmitir dados e alta velocidade e com redundâncias. A ideia é ter um backbone com duas vias de comunicação e, paralelamente, formar loops. Dessa forma, se um cabo falhar, a informação pode ser transmitida pelo outro — o que evita a perda de comunicação.

Não está claro, entretanto, quando a companhia pretende integrar um modelo de fiação mais robusto a seus veículos — nem se ela já começou a fazê-lo.