Pesquisadore da TrendMicro descobriram que 85 aplicativos Android disponíveis no Google Play estavam infectados com um adware de alta complexidade.

Reprodução

publicidade

O malware chamado “AndroidOS_Hidenad.HRXH”, exibe diversos anúncios na tela do smartphone e impede que os usuários usem o aparelho adequadamente. Ao todo, os pesquisadores descobriram 85 aplicativos de fotografia e jogos contaminados. Juntos, eles foram baixados mais de oito milhões de vezes antes do Google retirá-los da loja.

De acordo com a TrendMicro, os hackers lucram diretamente com a publicidade. Eles verificam quando os usuários desbloqueiam os dispositivos e exibem anúncios que podem durar mais de cinco minutos. Além disso, uma vez instalado, o app aguarda 30 minutos antes de substituir seu ícone por um atalho para impedir que o usuário exclua facilmente o aplicativo.

publicidade

Embora os aplicativos tivessem funcionalidade real, as propagandas exibidas em tela cheia impediam o uso do aparelho como um todo. A frequência com que elas apareciam era definida remotamente pelos operadores do malware.

A TrendMicro recomenda que os usuários baixem um antivírus e que atualizem seus smartphones para Android 9 Pie ou Android 8 Oreo, se possível, pois o malware só atinge versões anteriores.

publicidade

Fonte: TrendMicro