Os Estados Unidos poderão usar a base de Alcântara, no Maranhão, para fazer o lançamento de satélites e foguetes. O acordo entre Brasil e o governo norte-americano foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Agora, o acordo precisa ser confirmado pelo Congresso Nacional.

De qualquer forma, o texto vai ser analisado ainda por outras duas comissões: a de Ciência e Tecnologia e a de Constituição e Justiça antes de seguir para votação no plenário da Câmara. Se o documento for aprovado, segue para votação no Senado.

Reprodução

O acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) entre Brasil e EUA foi assinado em março pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma viagem para Washington. O acordo determina que o local da base no Maranhão continua sob jurisdição do governo brasileiro.

publicidade

Como parte do acordo, o Brasil vai receber recursos para investir no Programa Espacial Brasileiro. Mas, segundo o texto, o dinheiro recebido não poderá ser usado na compra, produção, teste de mísseis. 

No texto, os EUA autorizam o Brasil a lançar foguetes e espaçonaves, nacionais ou estrangeiras, que tenham partes tecnológicas americanas. Ou seja, sem o acordo, o Brasil estaria praticamente fora do mercado de lançamentos espaciais.

Fonte: G1