A Huawei informou que não tem planos de lançar um smartphone rodando seu sistema operacional ao Android – o Harmony OS – ainda este ano.

O vice-presidente sênior da Huawei, Vincent Yang, disse ontem (21) que a empresa quer “manter um padrão, um ecossistema”, e que, por enquanto, o Harmony continua sendo uma segunda opção.

publicidade

Na segunda-feira (19), o Departamento de Comércio dos EUA concedeu uma licença temporária de mais 90 dias para que a empresa chinesa continue fazendo negócios com companhias norte-americanas. A Huawei projetou a plataforma, que afirma ser mais limpa do que o Android, principalmente para alimentar outros produtos inteligentes, como carros, televisores e relógios.

A Huawei, que está envolvida nas tensões mais amplas da guerra comercial entre os EUA e a China, já anunciou uma televisão com o Harmony OS, e Yang disse que espera lançar um smartwatch usando a plataforma também muito em breve.

publicidade

O executivo insinuou que o próximo lançamento – que se acredita ser o Huawei Mate 30 Pro – continuaria usando o sistema Android. Se a proibição dos EUA for realmente imposta, aí sim a empresa vai mudar  seus telefones para o Harmony OS; mas essa mudança não aconteceria até o último minuto, quando tivesse certeza que a empresa seria banida do Android.

Via: CNet