Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Estado dos Transporte Metropolitanos de São Paulo (STIM)  inaugura um projeto-piloto de modernização para o Metrô e CPTM na capital paulista. Até o dia 18 de outubro, os passageiros de linhas selecionadas poderão optar entre os tradicionais bilhetes eletrônicos unitários ou um QR Code

Por enquanto, sete estações do Metrô e CPTM disponibilizam o serviço. São elas: São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (Linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha), Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade).

publicidade

A compra pode ser feita com cartão de crédito pelo celular, no aplicativo VouD, disponível para Android e iOS. Depois, é só abrir o QR Code na tela do celular e passar nos bloqueios com validador nas estações participantes.

Também é possível fazer a compra do código com cartão de débito nas máquinas de autoatendimento disponíveis nas estações mencionadas. Após adquirir o QR Code, ele será impresso em papel, e basta passar o código impresso nos bloqueios com leitores instalados. Os bilhetes com QR Code serão válidos até 18 de outubro, mas a recomendação é que sejam utilizados preferencialmente até 72 horas após a compra, para evitar que a impressão do código perca qualidade e não seja lida corretamente. 

publicidade

Nos primeiros 15 dias as vendas ocorrerão das 9h às 16h, e posteriormente, durante todo o horário de operação.

A viabilidade da implantação definitiva será avaliada durante o período de testes. A ideia é que o pagamento da tarifa com o QR Code substitua futuramente a maior parte dos pagamentos com o bilhete magnético unitário, e assim, reduza custos operacionais das empresas vinculadas à pasta.

publicidade

O teste é feito em parceria com o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) e não tem custo para o Governo do Estado.