EnglishPortugueseSpanish

O Google liberou na terça-feira (3), a versão final do Android 10, que já está disponível para instalação em celulares da linha Pixel e no Essential Phone. No entanto, esses primeiros momentos com a nova versão do sistema operacional têm sido problemáticos para alguns usuários.

Os fóruns de suporte do Google começaram a receber reclamações de usuários alegando que, durante o processo de instalação, o celular travava e ficava preso na tela de início do sistema por um período muito mais longo do que o ideal. Em ao menos um dos casos, o tempo de espera bateu em seis horas; com tanto tempo é natural imaginar que a atualização “brickou” o celular.

publicidade

O problema não parece ser limitado a um modelo específico, já que usuários de todas as gerações do Pixel, incluindo o recém-lançado 3a, estão entre os afetados.

No próprio fórum, alguns usuários mais experientes apontam algumas soluções. Um deles afirma que um representante do Google o informou de que, se o celular for reiniciado sete vezes, o aparelho voltará para a versão anterior. Ele também completa que a empresa já está ciente do problema e desenvolvendo uma solução.

Outro comentário aponta que o recomendável é esperar o quanto for necessário, temendo que um reboot do celular durante a instalação faça com que dados sejam corrompidos. Caso esta situação se estenda demais ao ponto de ficar evidente que o celular não vai sair da tela de boot, a recomendação é fazer a instalação do Android 10 via “sideload”, baixando as imagens OTA oficiais do Pixel no site do Google para fazer a restauração manual.