O proprietário do 8chan, Jim Watkins, foi Congresso dos Estados Unidos na quinta-feira (5) para cumprir uma intimação que o Comitê de Segurança Interna da Câmara emitiu após uma série de manifestos racistas de atiradores em massa serem publicados no site. O portal permaneceu inativo desde pouco depois das filmagens – mas novas declarações feitas ao The Verge sugerem que ele pode voltar mais cedo do que muitos esperavam.

De acordo com o advogado de Watkins, Benjamin Barr, o proprietário do 8chan espera ter o site online novamente na próxima semana. Em suas observações, Watkins disse que o 8chan está atualmente “offline voluntariamente” e pode voltar a ficar online em breve, assim que desenvolva “ferramentas adicionais para combater o conteúdo ilegal segundo a lei dos Estados Unidos”.

Barr disse ao The Verge que acredita que as ferramentas já estão completas, mas não pode comentar exatamente quais são ou como irão combater o conteúdo ilegal na plataforma. Em suas observações preparadas, o proprietário disse que o 8chan poderia implementar um modo “somente leitura” para quando o site estivesse em estado de emergência, como quando um manifesto é postado, ou um “modo restrito” separado que entraria em vigor nas mesmas circunstâncias e proibiriam os usuários de postar arquivos.

Watkins escreveu em seu comunicado ao comitê que o 8chan já usa um bot para “remover conteúdo ilegal e spam, automatizado ou humano, com base apenas em palavras-chave”. 

publicidade

O site foi inicialmente retirado do ar no início de agosto, após o tiroteio nacionalista branco de El Paso, Texas, que deixou mais de 20 pessoas mortas. O atirador suspeito postou mensagens racistas no site antes de realizar o ataque. Após o tiroteio a Cloudflare, empresa que forneceu segurança cibernética ao 8chan, revogou o serviço e efetivamente forçou o site a ficar offline.

Segundo Barr, seu cliente pode ser solicitado a retornar ao comitê no futuro e ele espera ter uma audiência divulgada. A reunião de quinta-feira aconteceu a portas fechadas com funcionários do comitê, e não legisladores. No momento, não está claro quando a próxima reunião poderá ocorrer. “Queremos agradecer ao Sr. Watkins por sua cooperação hoje”, disseram líderes do comitê em comunicado após a reunião na quinta-feira.

Via: The Verge