O Google Maps é uma das principais ferramentas de geolocalização do mundo. Com ele, você consegue encontrar endereços, informações de rotas, checar a distância entre dois ou mais pontos e váaarias outras coisas legais e muito úteis. Inclusive, dá até para usar ele como GPS de graça no celular. E como se já não bastasse tantas funções, o Google fez o lançamento de mais um super recurso: a ferramenta de realidade aumentada! A função é muito útil para aos pedestres, e traz vários benefícios! Isso porque a ferramenta, mostra setas “no mundo real”, que indicam a direção do trajeto. Não é demais?!

Antes de começar, vale dizer que o tutorial a seguir é feito em um aparelho Android. Mas se você usa o sistema iOS, não precisa se preocupar. As instruções são as mesmas. Só que fica o alerta: nos aparelhos Android a tecnologia de realidade aumentada do Google Maps tá disponível em sistemas compatíveis com o Google Play Services R.A., ou com as versões do sistema iOS compatíveis com o ARKit. Essas são as plataformas que trazem os recursos de realidade aumentada para os aparelhos, e não são todos os celulares que suportam, principalmente os mais antigos… Agora, se seu smartphone já estiver com uma versão compatível, vem comigo que eu vou mostrar como utilizar essa ferramenta incrível!

Primeiro, se o seu aparelho for de uma versão mais antiga do Android, você precisa instalar o Google Play Services RA. Para isso, vá até a Google Play e faça o download do aplicativo. veja também se o Google Maps tá atualizado no seu smartphone. Isso é essencial para conseguir usar a nova função. Feito isso, abra o aplicativo no seu celular e no espaço “Aonde você vai?”, coloque o endereço do local que deseja ir.

Aí, clique na opção “rotas” e escolha a possibilidade de fazer o trajeto a pé. Já na parte inferior da tela, procure pela função “LIVE VIEW” ou “EXIBIÇÃO AO VIVO”. Selecione ela e uma janela vai abrir explicando como a ferramenta funciona. Depois, vai ser preciso dar permissão ao Google Maps para acessar a câmera do seu dispositivo. Por último, escolha “CONTINUAR COM RA”. Prontinho! Você já pode apontar a câmera do celular para o local indicado pelo app, que o trajeto vai aparecer na tela. As setas vão surgir na sua frente e vai ser muito mais fácil chegar ao seu destino. Muito legal, não é?!