Na última semana, o Olhar Digital noticiou um bug desagradável no Windows 10, que fazia com que o sistema operacional consumisse mais recursos da CPU do que deveria, com os efeitos colaterais de sugar mais bateria de notebooks e causar lentidão na máquina. A empresa tem uma boa e uma má notícia: a boa é que esse problema está resolvido; a má é que outros apareceram.

Com as últimas atualizações do sistema operacional, a Microsoft corrigiu a falha ligada ao pacote KB4512941. Na ocasião, a empresa reconheceu que o processo SearchUI.exe, ferramenta de busca do sistema ligada à assistente virtual Cortana, estava causando picos de uso do processador. A correção veio na última “Patch Tuesday”, como a Microsoft chama a segunda terça-feira do mês, que tradicionalmente vem cheia de atualizações de segurança e correções do sistema. O update trouxe o pacote KB4515384, que corrige justamente esse aumento no uso de CPU.

publicidade

O problema é que a Patch Tuesday também trouxe novos transtornos para os usuários que estão rodando a versão 1903 do Windows 10, a versão mais recente do sistema lançada em maio. O bug afeta o menu Iniciar e a ferramenta de pesquisa do sistema, como relataram vários usuários para a Microsoft. A empresa diz já que “está investigando” e que “vai oferecer uma atualização quando mais informação estiver disponível”.

No Reddit, usuários relatam que, ao realizar uma pesquisa, são presenteados com uma tela branca que não traz nenhum resultado. Alguns comentários mais ácidos mencionam “típico da Microsoft corrigir um problema de uso excessivo de CPU quebrando completamente a busca para que ela não possa sequer ser usada”.

publicidade

O Reddit não é a única plataforma na qual usuários do Windows estão criticando a atualização mais recente. O mesmo pode ser visto no Hub de Comentários do Windows 10, onde ao menos um usuário está recomendando o público a evitar a atualização, dando mais detalhes sobre o caso.

“O KB4515384 deve resolver um problema que causa alto uso de CPU do SearchUI.exe para um número pequeno de usuários. No entanto, esse update também introduz o mesmo defeito que o anterior”, alerta o usuário, também mencionando que a função de buscas foi quebrada e recomendando cautela, com a orientação de incluir o KB4515384 na “lista negra” para evitar que ele seja reinstalado recorrentemente até que a questão seja resolvida em definitivo.