Para muitos, ela é apenas a filha de Dario Argento, grande diretor italiano de horror. Mas o fato é que Asia Argento conquistou, primeiro como atriz, depois como diretora, seu merecido lugar na história do cinema. Ela completa 44 anos no próximo dia 20.

Sua mãe é atriz, presente em vários filmes de Dario. Seu nome é Daria Nicolodi. Ela foi também roteirista do longa Suspiria(1977), um dos mais famosos de seu marido.

publicidade

Asia Argento estreou como atriz aos nove anos, em uma minissérie dirigida por Sérgio Citti chamada Sogni e Bisogni(1975). Seu primeiro grande papel foi em Zoo (1988), de Cristina Comencini. 1989 foi também um ano importante para sua carreira. Ela atua em A Catedral, de Michele Soavi, afilhado de Dario Argento (que roteirizou o filme), e interpreta a filha de Nanni Moretti em Palombela Rossa, dirigido pelo próprio Moretti. 

Com o pai, estreia em Trauma (1993), atuando também em outros dois filmes dele nos anos 1990: Síndrome Mortal (1996) e O Fantasma da Ópera (1998). Nesse mesmo período participou do elenco de A Rainha Margot (1984), de Patrice Chéreau.

publicidade

No final dos anos 1990, realizaria seu primeiro longa, Scarlet Diva, lançado no ano seguinte. Nessa primeira década do século 21, trabalharia como atriz para diretoras e diretores de prestígio como Catherine Breillat, Sofia Coppola, Olivier Assayas, George A. Romero, Gus Van Sant, Abel Ferrara, entre outros. Vira uma estrela de fato, já descolada do prestígio de seu pai. 

Mas na direção ainda tateava. Seu segundo longa, Maldito Coração (2004), demonstra algum progresso, mas ainda é pouco para alcançar prestígio como diretora. Isso viria finalmente em 2014, com o terceiro longa que realizou, o belo e semi-autobiográfico Incompreendida, após mais alguns curtas.  

publicidade

A carreira de atriz deu uma injusta murchada nos últimos anos, mas agora é justo aguardar com certa ansiedade por sua próxima experiência na direção.