O Amazon Music, serviço de streaming de áudio da Amazon, está lançando planos que dão aos assinantes acesso a milhões de faixas sem compressão (lossless) e com altíssima qualidade.

Quem optar pelo plano “HD”, por US$ 14,99 mensais, terá acesso a um catálogo com mais de 50 milhões de faixas no que a empresa chama de “Alta Definição”, ou seja, com taxa de amostragem de 44.1 Khz a 16 Bits, equivalente à qualidade de um CD de áudio. Além disso, há outros “milhões” (quantidade não especificada) de faixas em “Ultra HD”, com taxas de amostragem que vão de 44,1 a 192 KHz a 24 Bits. As faixas são transmitidas no formato FLAC (Free Lossless Audio Codec), um formato aberto para áudio de alta qualidade e sem compressão.

publicidade

-> Qual streaming de música é o melhor? Confira nosso comparativo

O preço é menor do que os US$ 19,99 cobrados pelo Tidal, principal concorrente nesse segmento. Em declaração ao The Verge o Vice Presidente de Música da Amazon, Steve Boom, disse que os temos “HD” e “Ultra HD” foram escolhidos pois são de mais fácil compreensão pelo grande público, principal alvo do novo plano.

publicidade

Para aproveitar ao máximo a qualidade das novas faixas o consumidor precisará de hardware adequado, equipado com um DAC (Conversor de Digital para Analógico) de alta-precisão. Os DACs encontrados na maioria dos eletrônicos de consumo, de smartphones a computadores não suportam a alta taxa de amostragem das faixas. Eles conseguem reproduzí-las, mas não é possível perceber a diferença na qualidade.

Fonte: The Verge