Facebook está trabalhando na construção de um conselho independente responsável por avaliar casos mais difíceis de moderação de conteúdo.

A rede social sofre com várias críticas de jornalistas, legisladores e governantes porque não consegue controlar o que entra ou sai de sua plataforma. A criação do conselho, portanto, funcionaria de forma semelhante a um tribunal supremo. Segundo comunicado de Mark Zuckeberg, CEO da rede social, o órgão teria a palavra final nas decisões.

publicidade

A rede social ainda tem muitos detalhes para resolver e precisa provar que o conselho realmente atuará de forma independente. O conselho começará com pelo menos 11 membros e provavelmente chegará a 40 no total. O Facebook deve escolher os membros até o fim deste ano.

A formação do órgão acontece em meio a uma série de  acusações que a rede social vem sofrendo, no qual o Facebook seria responsável por suprimir discursos conservadores, facilitar a desinformação e servir como plataforma para discursos de ódio e outros conteúdos ofensivos.