A Polícia do Reino Unido está usando, com cada vez mais frequência, o sistema com câmeras de vigilância em tempo real.

Na maior parte dos casos, a abordagem realizada pelas autoridades acontece de forma repentina e, muitas vezes, em lugares públicos, através da tecnologia de reconhecimento facial.

publicidade

A utilização desse tipo de tecnologia é tema de debate. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que a tecnologia está semeando receio generalizado. A diretora de regulação de privacidade no país, Elizabeth Denham, está investigando a utilização dos softwares pela polícia e por empresas privadas.

A discussão no Reino Unido motiva discussões sobre o uso dessa tecnologia nos Estados Unidos e em outros países europeus. Os críticos dizem que além do reconhecimento facial ser uma invasão de privacidade, a precisão da tecnologia é questionável.

publicidade

Em maio desse ano, San Francisco se tornou a primeira cidade americana a proibir esse tipo de sistema de vigilância, e outras cidades já fizeram o mesmo.

Em Julho desse ano, o metrô de São Paulo publicou um edital de licitação, para implantar o sistema de monitoração eletrônica por imagem para algumas linhas que operam na cidade.

publicidade

Via: Folha de São Paulo

 

publicidade