A DeepMind, empresa de pesquisa de aprendizado de máquina e inteligência artificial, anunciou em novembro do ano passado que integraria o assistente médico, conhecido como “Stream”, ao Google Health. Após dez meses desde então, a transição foi oficializada nesta sexta-feira (20), e já inclui parceiros de saúde. 

Trata-se de uma iniciativa de saúde do Google datada de 2018, com o objetivo de coordenar diversos esforços médicos, incluindo projetos alojados em pesquisa, Google AI, Google Fit e até mesmo novos dispositivos Nest, para ajudar idosos a viver de modo independente.

A empresa norte-americana disse que o período de dez meses entre o anúncio e a adesão oficial foi necessário para certificar que houvesse “tempo e cuidado adequados para garantir que tivéssemos o total consentimento e cooperação de nossos parceiros”.

“Isso incluiu dar a eles tempo para fazer perguntas e entender completamente nossos planos e escolher continuar com nossas parcerias. Como sempre foi o caso, nossos parceiros estão no controle total de todos os dados do paciente e os usaremos apenas para ajudar a melhorar o atendimento, sob sua supervisão e instruções”, disse o Google em comunicado. 

publicidade

O Streams é um assistente para enfermeiros e médicos, com inteligência artificial. A ferramenta, que já estava em prosseguimento no Reino Unido, pode ajudar a detectar os sintomas com antecedência, com base nos dados dos pacientes. Com o anúncio de hoje, o novo esforço do Google confirmou que as parcerias existentes com o Royal Free London NHS Foundation Trust, Imperial College Healthcare NHS Trust e o Taunton e Somerset NHS Foundation Trust serão transferidas.  

 

Via: 9to5Google