O que poderia ser uma pegadinha digna de filme ou um momento de tensão em uma ficção científica se tornou realidade para uma família de Wisconsin, nos Estados Unidos. Hackers invadiram o sistema Nest da casa e fizeram pegadinhas como aumentar a temperatura do termostato para 32º C e colocar músicas “rudes” que irritaram e preocuparam Samantha Westmoreland e o marido, Lamont Westmoreland.

O sistema Nest pertence ao Google e interage com alguns equipamentos domésticos e elementos da casa como campainhas, termostatos, caixas de som, detectores de fumaça, etc. No caso dos Westmorelands, o ataque começou primeiro com termostato e depois que a temperatura foi reduzida mediante um problema técnico, uma voz ecoou do sistema e começou a tocar músicas ‘rudes’.

Em uma declaração para a emissora de TV local, a Fox 6, Samantha comentou que se sentiu violada naquele momento e que lembrar do ocorrido ainda a assusta. “Era para eu me sentir segura, mas não senti isso. Meu coração estava acelerado”, disse à emissora. A moradora comentou também que só percebeu a situação quando a casa começou a esquentar rapidamente.

Mesmo tentando desligar a câmera, apontando-a para o teto ou mudando a senha do Nest, o problema não foi resolvido. As tentativas da família em se livrar do hacker pelas ferramentas do aparelho do Google eram em vão porque o ataque aconteceu pelo wi-fi da casa. Foi apenas depois de alterar as senhas do wi-fi que os invasores perderam o acesso. Isso, na visão de Lamont é um erro de segurança do sistema: “Se alguém hackear o meu wi-fi eles não deveriam ter acesso a todos os aparelhos do Nest sem nenhuma barreira. Eu acho que o Nest deveria reforçar sua segurança”, disse para Fox 6.

publicidade

O porta-voz do Google comentou que o sistema não foi violado, mas que a vulnerabilidade com o uso de senhas pode comprometer os aparelhos conectados. Por fim, sugeriu que as pessoas instalassem outros métodos para reforçar a segurança do Nest e reforçou a importância da autenticação de dois fatores.

 

Via: Lad Bible