O executivo do Facebook Nick Clegg anunciou em um post que a plataforma vai isentar políticos de regras que proíbem publicações que contenham discursos de ódio e notícias falsas. Ele afirmou que a nova medida deve-se à relevância do que é postado pelos políticos, que, segundo o executivo, supera o risco de danos.  

“O Facebook possui a isenção de notícias desde 2016. Isso significa que, se alguém fizer uma declaração ou compartilhar uma postagem que viole os padrões da comunidade, ainda a permitiremos em nossa plataforma se acreditarmos que o interesse público supera o risco de danos. Anunciei hoje que a partir de agora trataremos o discurso dos políticos como um conteúdo digno de destaque que deve, como regra geral, ser visto e ouvido. No entanto, de acordo com o princípio de que aplicamos padrões diferentes ao conteúdo pelo qual recebemos pagamento, isso não se aplica a anúncios”, disse Clegg. 

Na mesma publicação, Clegg divulgou que o Facebook não estava verificando as postagens dos políticos, como indicado no passado. Tal medida é adotada às vésperas das eleições americanas, que ocorrem em novembro de 2020. Clegg foi vice-primeiro-ministro do Reino Unido entre 2010 e 2015.

publicidade

Via: Boing Boing