Shane Battye, um colecionador e ‘preservacionista’ de consoles antigos, encontrou um protótipo do controle do Nintendo 64. Ao que tudo indica o acessório data da época em que o console ainda se chamava Ultra 64 e foi feito para ser ligado a um dos primeiros kits de desenvolvimento de software para o sistema, usados na criação dos jogos, e não a um console convencional.

A primeira diferença perceptível é o conector do controle, que é um plugue RJ-11 (o plugue de telefone ‘padrão americano’) em vez do conector redondo do console final. O joystick analógico (thumbstick) também tem um design diferente, com um anel circular em vez de octogonal ao redor da alavanca. O topo da alavanca tem um design côncavo, em vez do design convexo e concêntrico do controle final.

publicidade

Além disso, segundo Battye, o botão Z atrás do apoio central é menor. Internamente o controle é ‘similar’ à versão comercial, mas o formato e alguns pontos de encaixe da placa são diferentes. O controle encontrado por Battye parece ser o mesmo que aparece nas primeiras fotos do Nintendo 64 divulgadas pela Nintendo para a imprensa. Na época o console ainda se chamava Ultra 64, nome que teve de ser alterado por questões de copyright.

Reprodução

publicidade

Battye diz que quer conectar o controle a um console e experimentar alguns jogos, para ver se as mudanças no design fazem diferença. Lançado em 1996, o Nintendo 64 foi o sucessor do SNES e ficou no mercado até 2002, com 32,9 milhões de unidades vendidas mundialmente.

Fonte: Gizmodo

publicidade