Vídeos curtos com humor estranho já fizeram bastante sucesso nos tempos do falecido Vine, então não é exatamente surpreendente que um novo serviço do tipo esteja conquistando o coração da internet: o TikTok, que permite gravar e compartilhar vídeos curtos, virou febre entre o público jovem com clipes de dublagem de músicas, danças e mais.

Disponível para Android e iPhone, o TikTok permite que o usuário grave um vídeo com duração entre 15 e 60 segundos, e depois faça algumas edições, incluindo a adição de dublagens de músicas famosas e mais. Usuários têm perfil pessoal e podem compartilhar vídeos com outras pessoas. É possível seguir outras contas, assim como curtir, comentar e compartilhar as publicações de amigos.

publicidade

O Olhar Digital preparou um artigo especial com as principais informações para quem quer conhecer o TikTok. Confira abaixo tudo sobre o aplicativo:

Como baixar o TikTok

Como acessar o TikTok

O TikTok está disponível para Android e iOS, e pode ser baixado a partir da loja oficial de apps das plataformas. Não é necessário ter uma conta para ver conteúdo do TikTok, mas, caso você queira produzir seus próprios vídeos, vai precisar se cadastrar – isso pode ser feito com e-mail, número de telefone conta do Google, Twitter ou do Facebook.

publicidade

Reprodução

O TikTok permite a criação de vídeos curtos com músicas de fundo, além do uso de diversos filtros e ajustes de velocidade. Tudo é feito na tela do celular de maneira bem simples.

publicidade

Ao abrir o TikTok, o usuário encontra uma série de vídeos sugeridos para ele (gerados via inteligência artificial que entende o tipo de conteúdo que o usuário gosta para oferecer mais vídeos). Na parte de baixo da tela estão as diferentes áreas do app: seu perfil (ao tocá-lo pela primeira vez, o TikTok pedirá para você criar uma conta), caixa de entrada com mensagens de outros usuários, Descobrir com mais conteúdo, e o botão de câmera para iniciar a gravação e publicação de vídeos.

Recursos para os vídeos no TikTok

As ferramentas oferecidas pelo TikTok permitem a criação de vídeos bastante divertidos para compartilhar com seus amigos. Confira abaixo o que está disponível dentro do aplicativo:

publicidade
  • Filtros: você pode usar filtros de “embelezamento”, ou então outros que alteram cores e mais
  • Efeitos: adicione elementos de realidade aumentada e interaja com eles para vídeos mais divertidos
  • Música: selecione canções a partir do acervo do TikTok e adicione aos seus vídeos
  • Velocidade: acelere ou desacelere para criar efeitos legais para seus vídeos

Novos recursos são adicionados frequentemente ao aplicativo – é legal sempre ficar de olho no que tem de novo para suas criações ficarem ainda melhores.

Como surgiu o TikTok

Reprodução

O TikTok foi lançado na China em setembro de 2016 com o nome Douyin e logo se tornou febre no país asiático, sendo até hoje uma das redes sociais mais populares e um dos apps mais baixados pelo público local.

A expansão para o resto do mundo começou em 2017 com o lançamento do TikTok, que tinha as mesmas funções do Douyin, mas sem os filtros exigidos pela censura governamental chinesa – assim, ele poderia funcionar em outros países.

Em novembro de 2017, a ByteDance (startup criadora do TikTok) comprou o app Musical.ly, que tinha recursos parecidos e crescia em popularidade entre jovens dos Estados Unidos. Os dois aplicativos foram unificados, e o TikTok passou a crescer ainda mais desde então, superando Instagram e WhatsApp em número de instalações na App Store em 2018, por exemplo.

Agora, o TikTok mira o Brasil. O app já tem representação local e busca parceria com produtores de conteúdo digital para oferecer vídeos exclusivos para os brasileiros.