Até o final do ano que vem, o Banco Central espera colocar em funcionamento um sistema de pagamentos instantâneos, uma alternativa para TED, DOC e cartões de débito. A grande vantagem do novo sistema seria a possibilidade de operações todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, em qualquer horário.

Além da flexibilidade de horário, a entidade estuda oferecer a alternativa aos clientes por meio do smartphone, computadores e outros canais de atendimento. Além disso, está em análise a possibilidade de uso do QR Code para pagamentos, como já acontece em países como a China desde 2012.

publicidade

Segundo testes do Banco Central, essas transações levariam cerca de 20 segundos para serem concluídas, e terão custo reduzido para clientes. Hoje, os valores dessas operações dependem do pacote de serviços contratado e, em alguns casos, podem ser superiores a R$ 100, de acordo com dados do BC. Quanto ao tempo dos recursos de uma transferência serem creditados, ela só ocorrerá no mesmo dia caso a operação seja realizada entre 6h30 e 17h, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana e feriados, apenas entre contas cujos clientes sejam da mesma instituição financeira. Para contas de diferentes bancos, são depositados no próximo dia útil seguinte.

O sistema ainda utilizará a tecnologia blockchain – a mesma utilizada em transações com criptomoedas – no qual cada usuário, seja empresa ou pessoa física, terá um código de identificação. Todos os participantes do sistema – Banco Central, empresas, bancos e clientes – terão acesso aos dados que trafegam no blockchain, o livro-razão que compartilha informações, validando as transações, sem precisar de intermediários.

publicidade

Via: Uol