EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Cloudflare, uma das maiores empresas de distribuição de conteúdo na internet, anunciou que está oferecendo suporte ao novo protocolo HTTP/3 para todos os domínios que fazem uso de seus serviços. Trata-se da terceira versão do protocolo que é a base da web, que promete conexões mais rápidas e maior segurança na comunicação entre os clientes (navegadores) e servidores.

Uma dos motivos para o ganho de desempenho é a forma como os dados trafegam entre os clientes e o servidor. HTTP/3 usa o protocolo QUIC, desenvolvido pelo Google em 2012, que tem latência muito menor do que o protocolo TCP usado atualmente no HTTP/2. Além disso, o HTTP/3 suporta o novo protocolo de criptografia TLS 1.3, que oferece mais segurança na comunicação.

publicidade

Entretanto, o suporte a HTTP/3 nos servidores é apenas parte da equação. Para poder tirar proveito dos benefícios, os navegadores também tem que suportar este protocolo. No momento apenas o Google Chrome Canary, versão experimental do Chrome, tem suporte a HTTP/3, e o Firefox deve se juntar a ele em breve.

Clientes da Cloudflare devem habilitar o suporte a HTTP/3 no painel de controle de seus domínios. O recurso funciona de forma transparente: mesmo que esteja habilitado, um navegador que suporte apenas HTTP/2 continuará conseguindo acessar o site normalmente.

Fonte: Cloudflare

publicidade