A UPS se tornou nesta terça-feira (01) a primeira empresa a receber uma “Certificação Padrão Parte 135” da FAA, agência reguladora do mercado de aviação nos EUA, para um serviço de entrega com drones. Com a certificação o serviço, operado pela subsidiária UPS FlightForward Inc., será capaz de fazer entregas comerciais basicamente sem restrições no tamanho e forma de operação.

A certificação permite à FlightForward fazer uma quantidade ilimitada de vôos, controlados por uma quantidade ilimitada de pilotos, a qualquer hora do dia ou da noite mesmo para destinos que estejam além do alcance visual dos pilotos.

Além disso a empresa agora tem autorização para que seus drones, modelos M2 produzidos pela Matternet, transportem cargas com peso superior a 24 quilos. A UPS FlightForward não perdeu tempo e comemorou a certificação fazendo sua primeira entrega comercial no campus da WakeMed em Raleigh, na Carolina do Norte, nos EUA.

“Isto é um feito histórico, e estamos só começando”, disse David Abney, CEO da UPS. “Nossa tecnologia está abrindo portas para a UPS e resolvendo os problemas de nossos consumidores de forma única. Em breve iremos anunciar outros passos para expandir nossa infraestrutura, os serviços para nossos clientes na área de saúde e encontrar novos usos para os drones no futuro”, afirmou o executivo.

publicidade

Mas apesar da autorização, não espere ver tão cedo um drone pousando em seu jardim com suas encomendas da Amazon. A UPS está focando no segmento de saúde, mais especificamente no transporte de produtos e espécimes médicos entre laboratórios e hospitais.

Fonte: UPS