Um canal no YouTube chamado TED-Ed lançou o primeiro episódio de uma série de dez partes chamada “Think Like a Coder” (Pense como um Programador, em tradução livre).

Essa é uma aventura animada estrelando uma adolescente chamada Ethic que acorda presa dentro de uma cela sem lembrar de nada. Ao procurar uma saída, ela faz amizade com um robô chamado Hedge, que responderá a todos os seus comandos na forma de instruções direcionadas.

No episódio são apresentados alguns conceitos de programação e desafios, que são propostos aos espectadores para que os enigmas presentes durante o vídeo sejam solucionados. O interessante da série é que os personagens não falam. Quem propõe os desafios e explica os acontecimentos é um narrador. 

A todo o momento é solicitado que o vídeo seja pausado para que se pense na solução antes dela ser revelada. De acordo com o criador, durante os próximos episódios diversos desafios, com níveis de dificuldade diferentes, serão apresentados.

publicidade

Os episódios serão disponibilizados aos poucos, mas ainda não há um cronograma concreto – o canal promete o segundo ainda para outubro. Por enquanto, o vídeo está disponível apenas em inglês e com legendas no mesmo idioma.

A sinopse oficial diz: “Essa narrativa de 10 episódios segue uma garota, Ethic, e seu robô, Hedge, enquanto eles tentam salvar o mundo. Os dois embarcam em uma aventura com o objetivo de coletar três artefatos e devem fazer isso resolvendo uma série de enigmas que envolvem programação”.

Confira o primeiro episódio: 

Via: BoingBoing