Novos aplicativos do Google Pixel 4 foram lançados na semana passada, incluindo um novo gravador de voz. Agora, a empresa está atualizando este mesmo aplicativo com recursos de pesquisa e transcrição de áudio.

Em um primeiro momento, quando o assunto era recursos, o aplicativo chamado Recorder era extremamente simples: ele apenas permitia gravar, tocar e compartilhar gravações de voz feitas no próprio celular. No entanto, esta primeira atualização traz à tona novas aplicações.

publicidade

Agora, o Google Recorder pode criar automaticamente uma transcrição de áudios e até mesmo identificar a diferença entre gravações de voz e músicas. Desenvolvedores da XDA notaram que outras categorias incluem aplausos, sons animais, risadas, assobios, entre outras coisas.

Estes novos recursos são extremamente úteis, por exemplo, para estudantes que querem gravar alguma nota de uma aula ou até mesmo para jornalistas. A transcrição de áudio pode ser compartilhada como um documento de texto para outros aplicativos como o Google Drive.

publicidade

Por ora, este recurso apenas funciona em inglês.

A melhor parte, no entanto, é que o Google está fazendo trechos ou palavras do áudio serem procurados dentro do aplicativo. Imagens oficiais da Play Store mostram um Pixel 4 fazendo uma pesquisa pela palavra ‘design’, o resultado mostra tanto o termo pesquisado no texto quanto no minuto do áudio. Este recurso pode ainda atrair a tecnologia que possibilita a pesquisa de podcast do Google – tirando o fato de tudo ser executado localmente no telefone.

publicidade

A última versão do Recorder foi, por engano, lançada na Play Store, mas aparentemente não está disponível para muitos usuários. Por sorte, o APK agora está disponível e o aplicativo pode ser encontrado no APK Mirror. Ele deve funcionar em, praticamente, qualquer aparelho Android.

 

publicidade

Via: 9to5Google