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A Nasa recebeu nesta semana sua primeira aeronave totalmente elétrica. Batizada de X-57 Maxwell, ela foi entregue ao Centro de Pesquisas em Vôo Neil A. Armstrong (AFRC – Armstrong Flight Research Center), onde será submetida a testes em solo e de vôo.
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O programa ‘X’ da NASA visa testar a viabilidade de novas tecnologias de vôo e definir padrões, boas práticas de design e planos de certificação em conjunto com a indústria aeronática. Entre as aeronaves de destaque que fizeram parte do programa estão o primeiro avião a quebrar a barreira do som (Bell X-1), o avião tripulado mais rápido já construído (North American X-15) e o primeiro avião com controles digitais Fly-By-Wire (F-8 DFBW).
O X-57 Maxwell é uma versão modificada do bimotor italiano Tecnam P2006T. A asa foi substituída por um modelo mais estreito, equipado com 14 motores elétricos. São 12 motores menores, usados para auxiliar na decolagem, e dois motores maiores, nas pontas da asa, usados durante o vôo de cruzeiro.
A expectativa dos projetistas é de reduzir em até 5 vezes a energia necessária para o vôo a 282 Km/h, velocidade de cruzeiro da aeronave. Além disso, ela teria um custo operacional 30% menor do que um modelo tradicional, e produziria menos ruído. O alcance é de 160 Km, com autonomia de vôo de cerca de 1 hora.
Fonte: TechCrunch