A “Lua do Caçador”, que possui cor laranja, vai atravessar os céus no domingo, dia 13 de outubro. Esta é considerada a lua cheia mais próxima do equinócio de outono, que ocorre quando o Sol brilha quase que diretamente sobre a linha do Equador.

Tania de Sales Marques, astrônoma do Royal Observatory Greenwich, em entrevista ao portal Country Living disse que “a lua nascerá logo após o pôr do sol, às 18h35 e será mais alta no céu por volta da meia-noite”. Ela também recomendou um passeio a céu aberto para avistar o espetáculo.

Considerada “maior do que o normal” por alguns espectadores, Bob Berman, astrônomo do Almanac do Agricultor, explicou o motivo da lua parecer tão grande. “Quando a lua está no alto, ela é diminuída pelo vasto hemisfério dos céus e aparece aos nossos olhos como um pequeno disco no céu”.

“Por outro lado, quando a lua está baixa, ela é vista em relação a objetos terrestres, como chaminés ou árvores, cujo tamanho e forma proporcionam escala. Seu cérebro compara o tamanho da lua às árvores, edifícios e outros pontos de referência”, afirmou o astrônomo.

publicidade

Via: LadBible