O Google está preparando algumas mudanças na Play Store visando a segurança dos usuários. Em breve, a loja irá alertar quando o usuário instalar um aplicativo, como uma loja de terceiros ou gerenciador de arquivos, que tem a capacidade de instalar outros apps.

No Android 9 não existe mais uma opção global para permitir a instalação de apps de “fontes desconhecidas”. Em vez disso, a cada vez que o usuário tenta baixar e executar um arquivo .APK, seja através do navegador ou de um gerenciador de arquivos, o Android pede que você dê permissão a este app para instalar o .APK.

O problema é que se essa opção não for revogada após a instalação, ela pode acabar sendo explorada por um malfeitor mais tarde. É fácil imaginar um cenário: o usuário baixa um jogo popular, como Fortnite, e dá ao navegador a permissão para instalá-lo. Mais tarde um cibercriminoso pode se aproveitar de que o navegador já tem a permissão necessária e instalar malware sem que o usuário perceba.

O que a Google Play Store fará é lembrar ao usuário de desativar a permissão de instalação quando tiver terminado. Não é intenção do Google impedir a instalação de APKs “por fora” da loja.

publicidade

Além disso, segundo o site XDA-Developers, a Google Play Store receberá em breve um “modo incógnito“, que evitará que dados pessoais do usuário sejam coletados enquanto ele navega e instala apps. Seria mais uma forma de ajudar o usuário a ter um pouco mais de privacidade na Internet.

Fonte: XDA-Developers