A DXOMark, conhecida por seus testes de qualidade de câmeras em smartphones, anunciou um protocolo para testes de uma característica que está sendo considerada cada vez mais importante para os consumidores: a qualidade de som.

A empresa avalia tanto a reprodução quanto a gravação de som. Na reprodução são anallisadas cinco parâmetros: timbre, dinâmica, distribuição espacial, volume e artefatos. Na gravação uma característica extra é levada em conta: a captação de ruído de fundo.

Testes são realizados tanto em estúdio quanto em câmeras anecóicas (que não produzem eco e isolam completamente o ruído externo), e medições objetivas e ‘perceptuais’ são obtidas. São ao todo mais de 100 parâmetros, segundo a empresa, que são combinados em um único resultado numérico.

publicidade

A empresa também divulgou seu primeiro ranking de qualidade de áudio. Foram testados ao todo sete aparelhos: dois da Huawei, dois da Apple, dois da Samsung e um da Sony. O melhor colocado foi o Huawei Mate 20 X, com 75 pontos, seguido pelo iPhone XS Max e iPhone 11 Pro Max, com 74 e 71 pontos respectivamente.

A Samsung levou o quarto e quinto lugares, com Galaxy Note 10+ (66 pontos) e Galaxy S10+ (65 pontos). Na sexta posição veio o Huawei Honor 20 Pro, com 53 pontos, seguido pelo Sony Xperia 1 na ‘lanterna’, com 45 pontos.

Fonte: DXOMark