A Microsoft finalmente implementou como um padrão um recurso importantíssimo de segurança que havia sido introduzido na última grande atualização do Windows 10, lançada em maio deste ano. A novidade impede que configurações de segurança sejam alteradas por qualquer tipo de ação que não seja de explícito interesse do usuário.

Com isso, a única forma de fazer mudanças nas configurações de segurança do Windows 10 é pelo painel de configurações do Windows 10, ou então, em máquinas corporativas, por meio de softwares de gerenciamento, como o Intune da Microsoft. Não será possível fazer qualquer alteração por outros softwares, linhas de comando, mudanças de registro ou políticas de grupo.

A alteração é importante porque impede que um malware que venha a se infiltrar em um computador possa fazer um estrago maior, fazendo com que o Windows e o Windows Defender não possam reagir adequadamente à ameaça.

A Microsoft afirma ao site Bleeping Computer, que a nova proteção deve ser disponibilizada aos poucos para todos os usuários do Windows 10, mas o processo de distribuição pode levar alguns dias.

publicidade

Como dito, a ferramenta já estava disponível desde a atualização de maio de 2019, e agora será apenas ativada como padrão. Quem não quiser esperar pelo processo de ativação automática e quiser ativar a função agora mesmo pode seguir os passos abaixo:

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite “Segurança do Windows” e selecione “Segurança do Windows” na lista de resultados.
  2. Em “Segurança do Windows”, selecione “Proteção contra vírus e ameaças” e, em “Configurações da Proteção” contra vírus e ameaças, selecione “Gerenciar configurações”.
  3. Altere a configuração da “Proteção contra adulterações” para “Ativado.