*De Talin, na Estônia

Depois de uma rápida, porém proveitosa, passagem pela Letônia, o Olhar Digital aterrissou em Talin, a capital da Estônia. Esse pequeno país báltico é, hoje, a nação mais digital do mundo. E isso depois de 50 anos de dominação comunista e apenas 27 anos de independência, que começou em 1991.

De lá para cá, a Estônia superou a pobreza e a inferioridade em relação a outras localidades europeias e se transformou. E o país deve tudo isso à tecnologia. A transição começou há 25 anos, quando o governo estoniano decidiu que modernizar o país era a saída para vencer os obstáculos que enfrentava.

Em 1994, foram definidos os princípios que norteariam esse processo. Aos poucos, todos os aspectos da administração federal passaram a ser controlados eletronicamente. E aí foi criado o X-Road, que permite que os dados sejam acessados facilmente por quem precisa deles. A ideia é tão simples e eficiente que administrações de diferentes países visitam a Estônia diariamente para saber mais sobre o conceito.

publicidade

Entre os resultados da modernização do país está a economia de 2% do Produto Interno Bruto apenas pela adoção de assinaturas digitais, que estão em uso desde 2002. E esse dinheiro é reinvestido para tornar a Estônia ainda mais sofisticada. Em termos práticos, representa serviços melhores para a população. É o caso, por exemplo, dos transportes públicos gratuitos para todos os residentes de Talin, a capital estoniana.

Nos próximos dias, vamos mostrar como diferentes sistemas funcionam aqui na Estônia. Você vai saber mais sobre as eleições, o sistema de saúde, a previdência e a residência eletrônica, que permite que qualquer interessado seja um cidadão digital do país. Além disso, você vai ver um ônibus totalmente automatizado que percorre algumas ruas da cidade sozinho, sem a presença de um motorista. Acompanhe essa aventura digital com a gente!