A Wing, uma subsidiária da Alphabet e ‘irmã’ da Waymo e Google, começou a fazer suas primeiras entregas comerciais usando drones nos EUA, se tornando a primeira empresa nos EUA a fazer entregas diretamente para os consumidores usando este tipo de aeronave. Seus primeiros parceiros são a rede de drogarias Walgreens e a Fedex, com cobertura restrita inicialmente a Christiansburg, uma cidade de 22 mil habitantes no estado da Virgínia.

A primeira entrega para o Walgreens foi feita para a família Collver, que pediu um kit para gripe e resfriado com lenços de papel, pastilha pra tosse, vitamina C, analgésicos e garrafas de água. Já a primeira entrega da Fedex foi feita para Paul Sensmeier, que comprou um presente de aniversário para sua esposa Susie.

publicidade

A entrega para o Walgreens foi feita diretamente da loja para o consumidor, enquanto a da Fedex usou o drone apenas na ‘última milha’, ou seja, do centro de distribuição local para a casa do cliente, trajeto que normalmente é feito com caminhões.

Em ambos os casos o cliente escolhe a opção de entrega por drone no momento do pedido, que é feita com hora marcada, e indica em um mapa na tela onde o pacote deve ser deixado. O drone não pousa: ele paira sobre o local indicado, e baixa o pacote preso a um cabo.

publicidade

Um diferencial da Wing sobre outras empresas que querem operar no segmento é que seu certificado junto à FAA (agência de aviação dos EUA, equivalente à nossa ANAC) permite que um piloto controle múltiplos drones simultâneamente, reduzindo a quantidade de operadores e aumentando o número de aeronaves que podem estar no ar simultâneamente.

publicidade

Fonte: Wing