A Samsung revelou no mês de agosto todos os detalhes de seu novo smartphone top de linha, o Galaxy Note 10. Apesar de possuir muitas semelhanças com o Galaxy S10, o novo telefone acabou impressionando por conta de seus recursos inéditos e novidades para a S Pen, a caneta que faz parte de seu conjunto.

O Olhar Digital recebeu uma unidade do Galaxy Note 10+ para testes, que é o modelo com uma tela maior e com mais quantidade de memória RAM. Confira a seguir a análise completa do Galaxy Note 10 +.

Design e tela

O Galaxy Note 10+ foi um dos aparelhos mais bonitos que vimos por aqui recentemente e, como é de praxe da linha Note, a primeira coisa pela qual ele impressiona é o seu tamanho avantajado. A versão Plus do aparelho possui uma tela de 6,8 polegadas, que o torna um dos maiores smartphones do momento.

Reprodução

publicidade

Devido a este tamanho, o Galaxy Note 10+ não acaba sendo um aparelho muito leve, tendo o seu peso girando em torno de 196 gramas. Felizmente, para compensar, o smartphone tem uma boa pegada, que não o deixa escorregar facilmente das mãos.

Em relação ao acabamento, a Samsung adotou o material de vidro para a sua parte frontal e traseira. Assim como foi visto em seus últimos aparelhos topo de linha, o Galaxy Note 10+ também abusa da iluminação dos ambientes para nunca aparentar ser de uma mesma cor, o que acaba sendo um efeito bem bonito.

Reprodução

Ainda em relação a sua parte traseira, é claro, lá ficam as principais câmeras do aparelho, que estão posicionadas de forma vertical e bem rentes ao seu corpo. A única parte negativa aqui são as marcas de dedos, que o Galaxy Note 10+ pega com bastante facilidade e ficam em evidência.

Já a sua tela possui um ótimo aproveitamento com bordas mínimas, sendo que a sua câmera frontal é bem discreta ao ser posicionada na parte superior do display de forma centralizada. Por sua vez, as bordas do aparelho são do estilo Edge, ou seja, elas são levemente arredondadas, o que dá mais estilo ao smartphone.

Reprodução

Inclusive, vale lembrar, é na tela do aparelho que também está o seu leitor de impressões digitais, que traz um ótimo tempo de resposta.

A tecnologia adotada para o display é a Dynamic Amoled, sendo que a tela tem resolução de 3040 x 1440 pixels na proporção 19:9 e 498 ppi de densidade. Deixando os números de lado, o aparelho consegue reproduzir imagens com uma qualidade ótima sempre mantendo um bom nível de brilho em equilíbrio com o contraste.

Por padrão, o aparelho vem configurado para apresentar cores um pouco mais apagadas, mas isso pode ser mudado facilmente dentro de seu menu de ajustes. Nele, é possível configurar o Galaxy Note 10+ para apresentar cores mais vivas, inclusive fazendo o controle de temperatura delas.

Assim como outros aparelhos premium da Samsung, o Galaxy Note 10+ conta com algumas proteções extras para o seu acabamento. Assim, todas as suas partes de vidro contam com o Gorilla Glass 6 para ter resistência a riscos e trincos, além da certificação IP68, que o deixa resistente a água e a poeira.

Por fim, em relação ao seu acabamento, no corpo do aparelho estão os botões de volume e power, que além de ligar o celular, também chama a Bixby. Já na sua parte inferior, está a sua porta USB tipo C e também o local para guardar ou tirar a S Pen.

Reprodução

Especificações técnicas e performance

Para a parte mais técnica, o Galaxy Note 10+ é um pouco parecido com o Galaxy S10+, mas a sua versão brasileira conta com um processador um pouco mais recente. Assim, estas são as principais especificações do aparelho testado pelo Olhar Digital:

  • Processador Exynos 9825 com frequências que vão até 2.7 GHz;
  • 12 GB de memória RAM;
  • 256 GB de espaço para armazenamento expansível com cartão microSD;
  • Bateria de 4300 mAh.

Com esta configuração, como é de se esperar de um aparelho topo de linha, não é visto nenhum tipo de lentidão para atividades realizadas com ele. Além de conseguir iniciar rapidamente o sistema, o Galaxy Note 10+ executa qualquer aplicativo da Google Play com rapidez, inclusive o Adobe Premiere Rush, que é bem pesado e compatível com poucos aparelhos.

Já para a parte de jogos, o Galaxy Note 10+ mais uma vez não decepciona. Independentemente de ser um jogo leve ou mais pesado, o aparelho dá conta do recado e consegue rodar games com as suas configurações gráficas no máximo sem qualquer tipo lentidão.

Reprodução

Em relação a autonomia, a bateria de 4.300 mAh do Galaxy Note 10+ é mais do que o suficiente para aguentar um dia de uso, mesmo que você vá jogar nele durante o dia ou que apenas não desgrude da tela do celular. Nos meus testes, o limite que atingi em um dia de uso normal foi 20% de carga ao fim de uma tarde, sendo que o seu carregamento leva um pouco mais de uma hora para ser feito.

Câmera

Outro grande atrativo do Galaxy Note 10+, é claro, são as suas câmeras, que obtém ótimos resultados. As suas lentes podem ser divididas da seguinte maneira:

  • Uma lente wide de 12 megapixels com abertura variável de f/1.5-2.4, Dual Pixel PDAF e estabilização óptica OIS;
  • Uma lente teleobjetiva de 12 megapixels com abertura f/2.4, estabilização óptica OIS e zoom óptico de 2 vezes;
  • Uma lente ultrawide de 16 megapixels e abertura f/2.2 com estabilização para vídeos.

Graças a este conjunto, é possível obter imagens com um incrível número de detalhes em diversos ambientes diferentes, sem ter que se preocupar muito se o local tem uma boa iluminação ou não, precisando apenas fazer alguns pequenos ajustes. Algo notado com o Galaxy Note 10+, é que diferente de alguns outros aparelhos da Samsung, as cores capturadas por ele saíram mais vivas e mais fiéis a realidade.

A seguir, confira algumas fotos tiradas com o Galaxy Note 10+ sem qualquer tipo de edição, sendo apenas redimensionadas para o site. Para conferi-las em seu tamanho original, basta clicar nelas.

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Dentre os seus diversos modos, é claro, está a função para tirar fotos a noite, que aqui funciona muito bem, mesmo quando a iluminação do ambiente é bem desfavorável. As cores nem sempre saem fiéis ao que é visto, mas em compensação, o aparelho consegue realçar os detalhes da imagem e não apresenta granulações ou qualquer artefato nelas.

Reprodução

Já quem chama mais a atenção é o modo foco dinâmico, que na verdade se trata do modo retrato, onde alguém ou um objeto fica em foco enquanto o restante do cenário e demais elementos ficam desfocados. O seu destaque também se dá pela quantidade de “filtros” presentes para ele e por conta da qualidade apresentada, como nesta imagem onde mantive apenas a minha cor e de minha roupa ou onde desfoquei todo o cenário.

Reprodução

Reprodução

Para os vídeos, o aparelho é capaz de realizar gravações com qualidade na resolução máxima de 4K a 60 quadros por segundo. Quando a sua estabilização óptica está ativada, a resolução máxima suportada é a Full HD, mas a função funciona muito bem e deixa os vídeos praticamente sem qualquer tremida.

Uma função exclusiva e bem interessante do Galaxy Note 10+ é o microfone com zoom, que faz o áudio capturado acompanhar o zoom da câmera. Infelizmente, na prática, o resultado dele não sai como o esperado e som do que está um pouco distante não sai com clareza.

Por sua vez, a câmera frontal do Galaxy Note 10+ para fotos segue o mesmo padrão de qualidade visto em suas câmeras principais. Entretanto, algo importante e positivo a ser notado, é que os modos vistos na câmera principal do aparelho também estão disponíveis para selfies com exceção da função para fotos panorâmicas.

Por fim, em relação as câmeras, graças a S Pen, o modo de tirar fotos com o Galaxy Note 10+ se torna bem interessante. Por exemplo, ao segurar a caneta, é possível alternar entre as câmeras e os modos disponíveis ou iniciar a captura de uma imagem ou vídeo sem ter que tocar na tela do aparelho.

Reprodução

Sistema e funções exclusivas do Note 10+

Para a questão do sistema, o Galaxy Note 10+ vem por padrão com o Android 9 Pie instalado e com o visual da One UI, que deixa o sistema mais parecido com a versão pura do Android. Como de costume da Samsung, o aparelho vem com um número relativamente alto de apps pré-instalados.

A maioria destes programas, é claro, são úteis e da própria marca como um gerenciador de arquivos, notas, o Samsung Pay e outros. Já os demais nem sempre representam o que os donos dos aparelhos querem. Por exemplo, o Galaxy Note 10+ já traz instalada toda a suíte Office Mobile, Facebook, Netflix e outros apps.

Já os recursos exclusivos do Galaxy Note 10+ envolvem mais o uso da S Pen, a caneta que acompanha o smartphone. Com ela você tem acesso a pequenos aplicativos, que servem para:

  • Criar notas;
  • Fazer recortes em screenshots;
  • Fazer anotações em screenshots;
  • Criar vídeos com mensagens animadas;
  • Fazer rabiscos ao ar para seguir os seus movimentos;
  • Traduzir palavras apontando a caneta para a tela;
  • Um aplicativo para aprender a desenhar e colorir imagens.

Todos estes aplicativos, é necessário ressaltar, funcionam muito bem e a precisão da S Pen chega a impressionar por não falhar em praticamente nenhum momento. Mas, é claro, isso não quer dizer que todas estas ferramentas são úteis ou farão a diferença no dia a dia como o uso dela na câmera, mencionado anteriormente.

Além desses recursos, uma função exclusiva do Galaxy Note 10 fica para fazer o seu controle pelo Windows através do aplicativo “Seu Telefone” graças ao Samsung Dex. Caso não queira usar o Windows 10 para ter acesso ao Samsung Dex, você também pode utilizar um conversor de USB tipo C para HDMI.

Assim como é padrão nos aparelhos com bordas edge, ao deslizar o dedo do canto tela para o meio, você tem acesso a uma gaveta de aplicativos. Por fim, algo incômodo, mas mínimo, é que por padrão, o Galaxy Note 10+ só deve ser desligado por sua barra de notificações e não pelo botão Power, que volta a chamar a Bixby, que ainda não está em português. Felizmente, a função do botão Power pode ser trocada nos ajustes do sistema.

Preço e disponibilidade

O Galaxy Note 10 foi lançado de forma oficial no Brasil durante o mês de setembro. O modelo analisado pelo Olhar Digital, o Galaxy Note 10+ está disponível apenas na versão de 256 GB de espaço, tendo o preço sugerido oficial de R$5.399,00.

Conclusão

O Galaxy Note 10+ foi um dos melhores aparelhos testados pelo Olhar Digital até o momento deste ano. O smartphone realmente traz uma configuração acima da média, que alia um bom processador com bastante memória RAM para entregar uma performance impecável.

No que diz respeito às câmeras, mais uma vez, o Galaxy Note 10+ não decepciona e alcança resultados incríveis, além de trazer uma quantidade de modos razoável. Apesar de todos esses pontos positivos, o maior diferencial do aparelho fica mesmo para a sua tela grande e também para as funções extras que a S Pen agregam, que podem não ter muita utilidade para todos ou são recursos para serem utilizados ocasionalmente.

Assim, sem dúvidas, é possível afirmar que o Galaxy Note 10+ é um dos melhores aparelhos de 2019. Caso você esteja procurando por um topo de linha, ele pode ser a opção certa, mas se você já tem um outro aparelho premium desse ano, é necessário ver se as funções extras dele serão de grande utilidade.