Um relatório da ESET divulgado nesta quinta-feira (24) revelou 42 aplicativos de Android ativos na Play Store que possuíam adwares. Os apps envolvidos estão ativos desde julho de 2018, e foram instalados cerca de oito milhões de vezes na Google Play em aproximadamente um ano.
Todos os aplicativos oferecem as funcionalidades prometidas, apesar do adware. Após ser iniciado, o app começa a se comunicar com o servidor C&C e tem acesso aos principais dados “domésticos do dispositivo, como a versão do SO, idioma, número de instalações, espaço de armazenamento, status de bateria etc. Até o momento da descoberta, 21 aplicativos ainda estavam em vigor na Play Store; confira abaixo.
Segundo a ESET, os aplicativos instalados agem da seguinte forma.
Proteja-se
Caso você tenha um desses aplicativos baixados em seu celular, acesse “Configurações” > “Aplicativos e notificações”>” Ver todos os aplicativos”; aí basta selecionar os apps maliciosos e desinstalá-los de seu dispositivo.
Além disso, para se proteger, o é preciso seguir dicas básicas de segurança: evitar apps com notas muito baixas e prestar atenção aos comentários e reviews de outros usuários; muitas vezes, pequenas atitudes como estas podem identificar um malware. Não deixe também de instalar um antivírus no smartphone. O Laboratório Digital oferece um comparativo completo para você saber qual é o melhor.
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de outubro de 2019 19:00
Deixe seu comentário