À medida que enchemos nossas casas de dispositivos conectados, precisamos de uma conexão Wi-Fi cada vez melhor e mais eficiente. É comum procurar esse upgrade na cobertura com aplicativos que monitoram o congestionamento da rede, ou até mesmo com roteadores potentes. No entanto, isso pode ser feito com algo mais simples: um protocolo de software que estende em mais de 60 metros a distância que os dispositivos conectados podem enviar e receber o sinal.

O software foi desenvolvido por pesquisadores da Brigham Young University (BYU), que o apelidaram de On-Off Noise Power Communication (ONPC). Com ele, é possível otimizar o sinal Wi-Fi sem precisar de velocidades muito altas para manter a conexão. Embora o Wi-Fi normalmente exija velocidades de pelo menos um megabit por segundo para manter o sinal ativo, o protocolo ONPC pode segurá-lo a apenas um bit por segundo – um milionésimo do valor anterior.

Para isso, o protocolo permite que dispositivos com Wi-Fi enviem dados e ruído sem fio. De acordo com a BYU, o aparelho pode enviar uma série de 1s e 0s, como se estivesse ligando e desligando seu sinal em um padrão específico. Isso é suficiente para dizer ao roteador Wi-Fi que o objeto ainda está transmitindo alguma coisa (mesmo sem receber nenhum dado) e manter o sinal. Não há um aumento da velocidade, mas o processo facilita a chegada do sinal a uma distância maior. 

Quando testado, o protocolo ONPC permitiu que os pesquisadores ampliassem o alcance de um dispositivo 67 metros além da distância padrão. De acordo com os pesquisadores, esse número de 1 bit é mais que suficiente para a maioria dos dispositivos habilitados para Wi-Fi que só precisam de uma mensagem de ligado/desligado e não exigem grande tráfego de dados.

publicidade

As vantagens do ONPC são que ele não requer um novo dispositivo e pode ser aplicado sobre o protocolo Wi-Fi existente. Por ser totalmente baseado em software, ele pode ser implementado em praticamente qualquer aparelho com Wi-Fi habilitado por meio de uma simples atualização de software – pelo menos na teoria.

Fonte: Engadget