A Jaguar anunciou nesta sexta-feira que seu novo carro elétrico foi feito com exclusividade para o jogo Gran Turismo. O Jaguar Vision Gran Turismo Coupé é um hipercarro com 750kW de potência (equivalente a mil cavalos de força). O veículo estará disponível em novembro, no Gran Turismo Sport, jogo para PlayStation 4.

Enquanto a montadora diz que o veículo foi feito com base em seus modelos históricos, ele também se assemelha a um Aston Martin (rebaixado). Por dentro, o Jaguar Vision Gran Turismo Coupé abriga um design radical, porém simples. Atrás do volante, apenas um display transparente em forma de bumerangue. Além disso, informações em realidade aumentada podem ser projetadas nas janelas. Há ainda um display holográfico, para reproduzir infromações sobre o carro, navegação e até uma inteligência artificial. Afinal, por se tratar de um carro virtual, não existe limite tecnológico.

publicidade

Por mais que o carro não exista no mundo real, os detalhes são imprescindíveis. No ano de 2013, como parte da celebração do aniversário de 15 anos da franquia Gran Turismo, a Sony fez um chamado a todos os fabricantes de carros para desenhar veículos futuristas com design chocante, sem as restrições que aparecem quando se cria algo real. 

No entanto, algumas das montadoras realmente trouxeram esses veículos para o mundo. É o caso do Toyota FT-1, lançado no ano seguinte, e do Audi E-Tron Vision Gran Turismo, que chegou ao mercado no ano passado. Portanto, o foco nos detalhes do Jaguar nunca é demais.

Nada garante que os britânicos da Jaguar tentarão construir o Vision Gran Turismo Coupé na vida real. É mais provável que eles se atenham a algumas das características do hipercarro para seus próximos veículos elétricos. Mesmo assim, é curioso ver até onde a imaginação dos designers de carros chega quando podem atuar sem restrições.