A Uber anunciou nesta segunda-feira (28) que vai expandir os testes da ferramenta que oferece aos motoristas a possibilidade de aceitar ou recusar viagens com pagamento em dinheiro. Caso o motorista decida ativar o modo, ele passa instantaneamente a não receber mais solicitações de corridas com a forma de pagamento indesejada.

O recurso está sendo testado em sete cidades brasileiras – Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, São José dos Campos, São Luís, Sorocaba e Ribeirão Preto. Agora, ele vai ser expandido para outras três cidades do interior paulista: Mogi Guaçu, Bragança Paulista e Marília. Os novos testes começam nas próximas semanas, ainda sem data definitiva.

publicidade

“A Uber investe permanentemente em novas tecnologias para melhorar a experiência de usuários e motoristas parceiros com o aplicativo”, disse a diretora-geral da empresa no Brasil, Claudia Woods. “Os motoristas parceiros vêm expressando sua preferência por poder escolher a forma de receber seu pagamento. A ampliação dos testes atuais é uma etapa fundamental nesse processo, para avaliarmos uma possível implementação”.

Em julho deste ano, a Uber anunciou parceria com a Serasa Experian para validação das informações dos usuários do aplicativo que optam por fazer pagamentos somente em dinheiro. A ferramenta responsável por realizar a checagem, u-Check, foi desenvolvida por uma equipe de engenheiros do Tech Center em São Paulo, junto com o time da Uber de São Francisco. O projeto permite que a empresa, a partir dos dados fornecidos pelo usuário no cadastro, como o CPF, obtenha informações adicionais via API.

publicidade

Além disso, outros recursos também estão sendo discutidos para implementação definitiva. Eles visam fornecer aos motoristas mais transparência nas informações de cada viagem, por exemplo, mostrando o destino do usuário antes de iniciar a corrida. Também é exibido no app do dono do veículo informações sobre quantas corridas o passageiro realizou. Este recurso foi implementado em algumas capitais e cidades brasileiras e está em avaliação.