Engenheiros da Marinha dos Estados Unidos e da empresa norte-americana Power Light demonstraram na semana passada, o primeiro sistema capaz de transmitir energia elétrica a grandes distâncias usando lasers.

Desenvolvido como parte do projeto Power Transmitted Over Light, o sistema é composto por duas torres. Uma é conectada a uma fonte de energia, que produz um feixe de laser ultravioleta, invisível aos nossos olhos. Na outra ponta está um receptor, similar a um painel solar porém sensível apenas à frequência do laser, que converte a luz em corrente elétrica contínua.

Durante a demonstração o sistema transmitiu 400 Watts a uma distância de 325 metros. Um sistema de segurança desliga o laser automaticamente caso qualquer obstáculo seja encontrado no caminho, evitando que pessoas, pássaros ou máquinas sofram danos caso cruzem o caminho do raio. A recente demonstração foi fruto de dois anos de trabalho.

A tecnologia tem inúmeros usos: no campo militar, poderia ser usada para manter drones voando, indefinidamente. Na área civil, pode levar energia elétrica a áreas remotas, ou até mesmo ser usada para transmitir energia de painéis solares em órbita da Terra para estações na superfície.

publicidade

De acordo com a marinha norte-americana, a tecnologia já foi entregue ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e uma versão para uso comercial deve estar disponível muito em breve.