Ao ter muitos aparelhos eletrônicos em sua casa, não é comum que você acabe se esquecendo onde deixou um controle remoto ou que fique sem uma bateria para poder utilizá-lo. Felizmente, os celulares hoje acabam ganhando cada vez mais funções e podem até mesmo substituir o seu controle remoto convencional.

Na Google Play, um dos aplicativos recomendados para essa tarefa é o Sure Universal Remote, que como o seu nome sugere, funciona como aqueles famosos controles remotos capazes de controlar mais de um tipo de aparelho. A seguir, veja como usar o seu celular com o Android de controle remoto para os seus eletrônicos.

Importante

O Sure Universal Remote funciona com conexões infravermelho e via Wi-Fi. Entretanto, o aplicativo pode apresentar algumas incompatibilidades com certos modelos de aparelhos eletrônicos e celulares.

Quando utilizado com uma conexão Wi-Fi, o aplicativo não pode ligar ou desligar determinados aparelhos, como uma Smart TV, que quando está desligada, não tem acesso a sua rede. Assim, celulares que não tem conexão infravermelho só poderão controlar equipamentos Smart ou com uma conexão Wi-Fi.

publicidade

O processo abaixo foi realizado em um smartphone da Motorola sem conexão infravermelho e com uma Smart TV da LG. Para testes complementares, também foi utilizado um aparelho da Xiaomi com conexão infravermelho, que funcionou sem maiores problemas, inclusive podendo controlar diferentes aparelhos que não estavam no Wi-Fi.

Como usar o Sure Universal Remote

Quando não está utilizando uma conexão infravermelho, o aplicativo depende de uma rede Wi-Fi para poder controlar os dispositivos, sendo que eles precisam, é claro, serem configurados antes de sua primeira utilização. Confira:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do Sure Universal Remote;
  2. Antes de abrir o programa pela primeira vez, certifique-se de que todos os aparelhos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi;
  3. Na tela inicial, clique em “Acrescentar Dispositivo” e, então, em “Avançar”;

    Reprodução

  4. Conceda a permissão de acesso a localização, pois ela é necessária para o funcionamento do programa e selecione o tipo de dispositivo que será controlado;

    Reprodução

  5. Na nova tela, escolha a marca do produto e aguarde que o Sure Universal Remote encontre os dispositivos de sua rede;

    Reprodução

  6. Selecione o seu dispositivo na lista e entre com o código PIN que será usado no pareamento. Caso esteja conectando uma Smart TV, o código PIN aparecerá nela;

    Reprodução

  7. Aguarde a conexão ser realizada e você já poderá controlar a sua televisão pelo celular.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como utilizar o seu celular de controle remoto para os dispositivos eletrônicos de sua casa.