Uma equipe de pesquisadores do MIT afirmou ter desenvolvido uma tecnologia que permite carros autônomos (sem motoristas) identificarem obstáculos ao fazerem uma curva. O estudo pode ajudar na evolução desses tipos de veículos, de maneira com que tenham conhecimento de objetos que estão fora do seu alcance visual e, assim, sejam menos suscetíveis a erros. 

O sistema funciona com câmeras montadas na parte superior do veículo, que examinam uma seção específica à frente e analisam cada um dos cantos ao redor com relação à presença de possíveis sombras. Caso o carro autônomo esteja manobrando em uma garagem, por exemplo, o sistema consegue identificar outro veículo virando a esquina, mesmo que este esteja fora do campo de visão – somente com o reconhecimento das sombras.  

Até o momento, os pesquisadores testaram o sistema apenas em ambientes fechados sem luz natural, tanto em cruzamentos de garagens subterrâneas quanto em escritórios, utilizando cadeiras de rodas motorizadas. A tecnologia ainda não está pronta para ser usada em estradas reais, mas os pesquisadores esperam que ela se torne uma ferramenta essencial para que carros autônomos passem a ser mais seguros. 

“O grande sonho é fornecer uma espécie de ‘visão de raio-x‘ para veículos que circulam rapidamente nas ruas”, afirmou Daniela Rus, diretora do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT, em comunicado.

publicidade

 

Via: Futurism