A Western Digital tem HDs externos para diversos tipos de uso. O modelo do review de hoje é um dispositivo compacto e de alta capacidade que não abre um buraco na sua conta corrente. 

O WD Elements de 1TB tem preço médio de R$ 210 e é facilmente um dos discos portáteis mais acessíveis do mercado. 

O design simples do WD Elements permite que ele funcione bem com computadores e consoles de jogos como expansão de armazenamento ou unidade de backup.

Portanto, se você estiver procurando uma maneira fácil de transportar dados ou estender o armazenamento do seu Xbox One, o Elements é uma excelente compra. 

publicidade

WD Elements: design compacto mas com alta capacidade

Sem dúvidas, esse HD externo é uma solução simples para transportar dados, com interface USB 3.0 e dimensões pequenas. O modelo do review tem 1 TB (Terabyte), porém, também está disponível nas capacidades de 2TB, 3TB, 4TB e 5TB.

Reprodução

O HD externo WD Elements tem dimensões pequenas, o que o torna prático para transportar

O WD Elements tem cantos arredondados e uma superfície com acabamento suave. Medindo 11,2 x 8,1 x 2,0cm, a unidade compacta é pequena o suficiente para que você possa guardá-la facilmente no bolso. 

Por dentro, porém, ele abriga um disco rígido padrão para laptop de baixa potência que gira a 5.400 rpm, mais lento que os discos que giram a 7.200 rpm.

Reprodução

O WD Elements vem apenas com cabo USB 3.0, sem nenhum software. A vantagem é que basta plugar no computador e sair usando

A unidade também não suporta criptografia por segurança, o que significa que você não deve colocar dados confidenciais nela.

É um HD prático, pronto para uso. O Elements vem com um cabo USB 3.0 padrão e mais nada. A vantagem é que você também não precisa de mais nada para fazê-lo funcionar.

Funciona em Windows e Mac

A unidade vem pré-formatada para Windows e funcionará imediatamente quando você a conectar. Para um Mac, será necessário reformatá-la para HFS+. Mas é possível formatá-lo para sistemas de arquivos exFAT, se desejar usá-lo de forma intercambiável entre computadores Windows e Mac.

Reprodução

A unidade WD Elements de 1 TB vista de frente. A espessura é de apenas 2,0 cm

Além dos computadores Windows e Mac, onde o Elements funcionou sem problemas, também testei em um videogame. Em um Xbox One, a unidade foi reconhecida imediatamente. Uma vez conectada e formatada pelo console do jogo, eu pude usá-la para armazenar jogos e conteúdo para reprodução. O Element também funcionou bem com um roteador que compartilha mídia de rede.

O desempenho do HD WD Elements

Como o Elements abriga uma unidade interna de baixa rotação, eu não esperava que ela me impressionasse com seu desempenho, mas a unidade foi bem nos testes. Via USB 3.0, registrou uma velocidade de cópia sustentada em pouco mais de 120 MB/seg para leitura e de 100 MB/seg para gravação.

No geral, essas são velocidades médias para unidades portáteis USB 3.0, rápidas o suficiente para todos os aplicativos que requerem armazenamento externo, incluindo reprodução de filmes, backup e armazenamento de aplicativos.

Observe que o WD Elements também funciona com USB 2.0, mas, logicamente, em velocidades muito mais lentas; na casa de 30 MB/seg para escrita e leitura.

Conclusão

Por fim, trata-se de uma unidade portátil rápida, fácil de usar e versátil, que pode facilmente adicionar mais armazenamento não apenas aos computadores, mas também aos consoles de jogos e outros tipos de hosts habilitados para USB.

Se você não planeja usá-lo para armazenar dados confidenciais, é uma excelente opção. Por outro lado, se é uma grande preocupação manter os dados protegidos contra olhares indiscretos em caso de perda ou roubo, outra unidade, como o WD My Passport atenderá melhor às suas necessidades.

 

Pontos fortes:

– Alta capacidade

– Dimensões pequenas facilitam transporte

 

Pontos fracos:

– Não tem software de backup gratuito