A Uber apresentou nesta terça-feira (29) um novo recurso para facilitar a vida tanto de motoristas quanto de passageiros no Brasil. Às vezes, encontrar o motorista pode ser difícil, principalmente em locais cheios de gente. Por isso, a empresa resolveu deixar a tela do celular colorida, como uma espécie de “sinalizador”.

O recurso é simples: basta o passageiro clicar na opção “LED” (nome do recurso disponível no aplicativo) depois de pedir uma viagem. Isso fará a tela se iluminar com um tom vibrante e permite que o passageiro aponte o celular para os motoristas, para que eles identifiquem com mais precisão quem é e onde está seu próximo cliente.

A cor é gerada aleatoriamente e o motorista é avisado sobre qual a cor designada para o passageiro que vai embarcar. As informações que já existem no aplicativo para ajudar na identificação, como placa e modelo do veículo, continuam disponíveis normalmente. A ideia é que o usuário se destaque em meio à multidão ou tarde da noite.

Reprodução

publicidade

A novidade, que já existe nos Estados Unidos desde o ano passado, está em fase de testes em cinco cidades brasileiras: Campinas, Salvador, Recife, Brasília e Vitória. O novo recurso visa também a redução no número de cancelamentos de viagens por causa do desencontro entre motorista e passageiro.

A certeza dada ao motorista de que ele vai encontrar e completar sua viagem é um dos fatores nos quais a Uber aposta para manter e atrair novos condutores na sua rede, evitando também a concorrência dos aplicativos rivais.

Desde seu lançamento, a empresa adicionou alguns elementos para melhorar a experiência da viagem, tais como o compartilhamento da localização em tempo real, viagens sequenciais que direcionam o usuário ao motorista mais próximo e sugestão de local para espirar e evitar que os condutores precisem dar voltas em ruas de mão única.

Essa atualização chegou aos EUA juntamente com as mensagens pré-escritas, recurso já disponível em solo brasileiro, com informações simples como “eu cheguei”. O LED não aparecerá no caso de carros que possuem um sinal luminoso no parabrisa.